Apresentação da UEPG e do Curso de Licenciatura em Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
DIVISÃO DE ENSINO
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, localizada na região centro-sul do Estado, abrangendo 22 municípios em sua área de influência, foi criada pelo Governo do Estado do Paraná, através da Lei no 6.034, de 6 de novembro de 1969, e Decreto no 18.111, de 28 de janeiro de 1970, é uma das mais importantes instituições de ensino superior do Paraná, que resultou da incorporação das Faculdades Estaduais já existentes e que funcionavam isoladamente. Eram elas, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, criada pelo Decreto Estadual nº 8.837, de 08/11/49, e reconhecida pelo Decreto Federal nº 32.242, de 10/02/53; a Faculdade Estadual de Farmácia e Odontologia de Ponta Grossa, criada pela Lei nº 921, de 16/11/52, reconhecida pelo Decreto Federal nº 40.445, de 30/11/56, posteriormente desmembrada na Faculdade Estadual de Farmácia e Bioquímica de Ponta Grossa, e Faculdade Estadual de Odontologia de Ponta Grossa, através da Lei nº 5.261, de 13/01/66; a Faculdade Estadual de Direito de Ponta Grossa, criada pela Lei nº 2.179, de 04/08/54, e reconhecida pelo Decreto Federal nº 50.355, de 18/03/61; e a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa, criada pela Lei nº 03/66, de 12/01/66, e reconhecida pelo Decreto Federal nº 69.697, de 03/12/71. A personalidade jurídica de cada uma dessas unidades isoladas foi extinta no ato da criação da Universidade sob o regime da Fundação de Direito Público.
Fundindo-se na estrutura universitária implantada, foi reconhecida pelo Governo Federal através do Decreto nº 73.269, de 07/12/73 que, simultaneamente, aprovou seu Estatuto, o Regimento Geral e o Plano de Reestruturação.
O início das atividades da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi assinalado pela posse do Professor Álvaro Augusto Cunha Rocha, no cargo de Reitor e do Professor Odeni Villaca Mongruel para o cargo de Vice-Reitor, ambos nomeados pelo Senhor Governador do Estado, Dr. Paulo Cruz Pimentel, pelo Decreto nº 20.056, de 06/05/70.
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
SETOR: CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
O Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) foi criado pela Resolução CA 117, de 21/08/87, através do desmembramento do então Departamento de Matemática e Física. O corpo docente atualmente é constituído por 28 professores efetivos. Os objetivos básicos do DEMAT consistem na investigação e disseminação de conhecimentos científicos nas áreas da Matemática Pura e Aplicados, Educação Matemática e Áreas afins, buscando a integração das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. As atividades de Ensino do DEMAT consistem principalmente no oferecimento de disciplinas para 19 cursos de graduação, dentre os quais o curso de Licenciatura em Matemática, que demanda o maior número de disciplinas do departamento, e para dois cursos de pós-graduação. As atividades de Extensão caracterizam-se pelo envolvimento da comunidade externa à Universidade e compreendem a realização de cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços. Atualmente o departamento coordena ou participa de aproximadamente uma dezena de projetos dessa natureza, dentre os quais as Semanas de Matemática e a Jornada Científica de Matemática, o primeiro em co-participação com o Colegiado de Matemática.
HISTÓRICO DO CURSO DE MATEMÁTICA
O curso de Matemática, assim como os cursos de Letras Neolatinas, Geografia e História, foram criados pelo Decreto Federal nº 28.169, de 8 de novembro de 1949, com autorização oficial ocorrida em 1º de junho de 1950. Os primeiros cursos, criados em 1950, eram de bacharelado, mas a partir de 1953, há dois cursos distintos: Bacharelado, com duração de três anos; e Licenciatura em Matemática, com duração de quatro anos, composto pelo curso de Bacharelado e mais um ano de Didática. Após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, os cursos de bacharelado, na UEPG, foram desativados e passou a vigorar um novo curso de Licenciatura em Matemática, contemplando em sua grade curricular as disciplinas de conteúdos específicos e pedagógicos, com duração de quatro anos. Esse curso, então licenciatura plena, permaneceu em vigor até 1974, quando então foi substituído pela Licenciatura Curta em Ciências e suas Habilitações, que em três anos habilitava o profissional para o ensino de Ciências e Matemática no ensino de 1º grau. Para estar legalmente apto para o ensino de 2º grau, o professor deveria escolher uma das habilitações: Física, Química, Matemática ou Biologia, e estudar mais dois anos para assim completar a licenciatura plena. Em 1984, esse curso é extinto reativando-se o curso de Licenciatura Plena em Matemática (Resolução CEPE 96/84), o qual funcionava no regime semestral de créditos, sendo que, a partir de 1990, esse regime alterou-se para seriado anual.
OBJETIVO
Formar professores para a Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), comprometidos com a realidade educacional brasileira.