Os 35 Camelos
Um homem, perto de morrer, chama os três filhos e diz: -“Sou pobre, nada tenho para deixar para vocês, a não ser os 35 camelos. Para o meu filho mais velho deixarei a metade (1/2) dos camelos, para o filho do meio, deixo a terça parte dos camelos (1/3) e para meu filho mais novo vou deixar a nona parte dos camelos (1/9).
Fazendo essa divisão, o pai ainda pediu a seus filhos que não era para matar os camelos, era para ficar com eles.
Após a morte do pai, os irmãos resolveram dividi como ele havia pedido. Fazendo os cálculos da divisão, obtêm-se então:
Para o mais velho, a metade dos 35 camelos: ½*35=17,5
Para o filho do meio, a terça parte: 1/3*35=11,6
Para o mais novo, a nona parte: 1/9*35=3,8
Mas não tinha como dividir os camelos pela metade, pois o pai havia pedido que não era para matar os camelos, um problema gerou. Os três irmãos ficaram discutindo como iriam resolver tal questão.
Durante a discussão, chegou o gênio da matemática, viu os rapazes discutindo e perguntou qual era o problema.
O irmão do meio explica: -“Nosso pai faleceu e nos deixou estes 35 camelos de herança, para meu irmão mais velho, a metade dos camelos, para meu irmão mais novo, a nona parte e para mim, um terço, mas nós não estamos conseguindo resolver este problema pois a divisão não dá exata e não temos como dividir os camelos sem os machucar, nosso falecido pai pediu para não machucarmos eles”
O gênio da matemática falou que resolveria o problema para eles. Ele viu um jovem com um camelo próximo deles e pediu emprestado o camelo, só para resolver a questão.
Para resolver o problema, o gênio pegou os 35 camelos dos irmãos e mais o camelo emprestado, resultando em 36 camelos, assim ele fez a divisão:
Para o mais velho, a ½ de 36 camelos, ou seja, 18.
Para o filho do meio, 1/3 dos camelos, assim, 12.
Para o mais novo, 1/9, que resulta em 4 camelos.
Os irmãos ficaram felizes, pois estavam recebendo mais que o esperado.
Então o gênio somou as divisões: 18+12+4=34, sobrando 2 camelos, um ele devolveu para o jovem que tinha emprestado e o outro ele pediu para si como forma de agradecimento por ele ter resolvido o problema entre os irmãos.